segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Suíça- Jungfrau- O topo da Europa

Jungfrau, em alemão significa "donzela", tem altitude de 4158 m.
O Jungfrau faz parte do sítio classificado como Património da Humanidade pela Unesco "Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn", declarado em 13 de dezembro de 2001.
Foi escalado até ao topo pela primeira vez em 1811 pelos irmãos Meyer, Johann Rudolf e Hieronymus em conjunto com os caçadores Alois Volker e Joseph Bortis.
Hoje a subida é facilitada pela existência de um caminho-de-ferro de cremalheira, o Jungfraubahn que circula pelo interior da montanha até à estação de Jungfraujoch a 3454 metros, a mais alta da Europa. Pode ainda subir-se por ascensor mais 117 metros até ao centro de investigação e terraço panorâmico de Sphinx, o edifício construído a maior altitude do continente europeu (a uma altitude de 3571 metros).
Anualmente, meio milhão de turistas, mais da metade originários de países asiáticos, pagam até 190 francos suíços (US$ 140) para o trajeto entre Interlaken e o Jungfraujoch. Diariamente, os trens carregam até quatro mil passageiros diariamente para o cume da montanha.
O passeio inicia as 6:30 hs da manhã com um valor de 140 francos suíços e após este horário o valor é de 190 francos suíços.Então, rumo as 6:30hs da manhã kkkkk.

                Na foto abaixo na estação de trem as 6:30 da manhã, o olho nem abria direito kkkkk.


 Durante a viagem, o cenário visto pelas janelas é de sonhos: chalés típicos, pastos verdejantes, vacas com os típicos sinos dourados e, cobrindo todo o horizonte, a presença imponente das montanhas cobertas de neves eternas.




O penúltimo ponto chama-se "Kleine Scheidegg", na realidade uma bonita estação de esqui que, por estar a 2.320 metros acima do nível do mar, quase sempre está coberta de neve.

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Pode subir por 2 caminhos Lauterbrunnen ou Grindelwald, o ideal é subir por um caminho e volatr por outro, entoa foi isto que fizemos subimos por Lauterbrunnen. A estrada de ferro do Jungfrau sai de Kleine Scheidegg e vai até Jungfraujoch. Ela sobe quase 1.400 metros de altura, cobrindo uma distância de mais de sete quilômetros de túneis ao longo de um trecho de nove quilômetros de comprimento.
 Para subir a imensa parede, a locomotiva e as composições são do tipo "cremalheira", uma linha ferroviária com trilhos dentados, no qual engrenam as rodas motrizes, também dentadas, das locomotivas, e utilizados em rampas muito fortes.
Essa linha especial de trem, gerida pela companhia "Jungfraubahn", foi inaugurada em 1912. A obra necessitou dezesseis anos de construção. Os operários e engenheiros, suíços e imigrantes, trabalharam nas mais adversas condições climáticas, com temperaturas médias de 8 graus negativos e correndo riscos provocados pelos raios, avalanches de neves e ventos com até 250km/h de velocidade, para criar um caminho de 12 quilômetros, abrir o túnel de nove quilômetros e montar a estação.


  Logo atrás da face norte do Eiger, parando em Eigerwand onde há uma janela de cerca de 8 m de comprimento e um metro de altura, As janelas foram colocados em orifícios utilizados para remover o rocha escavada do túnel durante a construção, e também são ocasionalmente utilizados como pontos de acesso para resgatar alpinistas. Esta janela foi usado para uma das cenas finais de um Clint Eastwoot filme de espionagem a sanção do Eiger
Neste trecho de tunel acontecem 2 rápidas paradas para fotografar: em Eigerwand e em Eismeer





Esse é um pedaço do paraíso. As máquinas fotográficas são acionadas a cada segundo sem pausas. Ninguém quer perder as melhores imagens.

"Palácio de Gelo"
Ao chegar na estação final, os turistas recebem o ar frio dos Alpes. Diversas placas mostram os caminhos a seguir. O Jungfraujoch é, na realidade, um complexo cravado dentro da rocha e do gelo.
Uma das primeiras paradas é o "Palácio de Gelo", uma galeria de túneis e câmaras escavadas diretamente na geleira do Aletschgletscher que, nos seus 24 quilômetros de comprimento, é a maior dos Alpes. Passear por ela é como estar num congelador. Porém mesmo as temperaturas abaixo de zero não tiram o ânimo dos turistas, sobretudo pelas estátuas esculpidas no gelo.




O passeio leva em média cinco horas. Como pontos de observação, o complexo alpino oferece uma plataforma, onde o cume das montanhas pode ser mais bem observado, e o "Sphinx", um prédio localizado a 3.571 metros acima do mar, o ponto mais alto do Jungfraujoch. Ele abriga não apenas a plataforma utilizada pelos turistas para tirar fotos, mas também um observatório especializado em astronomia, astrofísica e observação das radiações cósmicas.




Depois, a grande pedida é ver a neve. Para uma grande maioria dos estrangeiros, essa é a primeira experiência de tocar os flocos brancos com os dedos. E que experiência....inesquecível...






Ao descer de elevador da estação "Sphinx",  atravessamos um túnel que nos levou para fora da montanha. Lá eles podíamos caminhar durante 45 minutos por cima da geleira até alcançar um abrigo de montanhas, também o mais alto da Suíça.O passeio parecia fácil, porém nós não fomos devido ao mau tempo, muita neve,  preferimos fazer guerras de bolas de neve.







 Enfim chegamos ao pico do Jungfrau. Concordei com os Asiáticos, é um pedaço do paraíso...
 Mas tivemos muita sorte, pois chegamos com o tempo bem fechado e com muita neve e depois o sol apareceu e começou a derreter o gelo e a paisagem se modificou totalmente. Foi muito emocionante.











Então, adeus Jungfrau...





Depois de cinco horas de passeio, o trem volta a descer a montanha. Devido à mudança de altura, surge um outro efeito: o sono. A maior parte acaba cochilando até chegar à primeira parada. Mas eu não consegui, queria apreciar a paisagem.
Volta-se a Kleine Scheidegg e de lá pegamos o trem para descer pelo lado oposto  que subimos, em  Grindelwald.
Mas em Kleine Scheidegg fizemos uma parada para caminhar e fotografar, não resistimos ...






Descemos em Grindelwald, a 1.035 m de altitude, que é o mais arrumadinho e perfeito vilarejo montanheses Suíços, perfeito até demais.



Chegamos a Interlakem e fomos descansar, o dia foi longo, lindo, belíssimo e inesquecível.

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